domingo, 24 de julho de 2011

Ricardo Antunes: Entrevista e debate sobre a precarização dos direitos dos trabalhadores...


Nós trabalhadores precisamos compreender e ter a certeza de que nada é por acaso... Estamos inseridos, em nossa sociedade, num mundo globalizado e sob a lógica do grande capital. Sistema esse em crise, inclusive, e que busca desenvolver mecanismos para sua sustentação e perpetuação. Um deles é a precarização dos direitos dos trabalhadores.

"Os sindicatos hoje não podem mais representar uma parcela limitada da classe dos trabalhadores, eles têm que compreender a totalidade!"

É a lógica do capital que destrói nossos direitos! E a descaracterização dos Sindicatos como instrumento de lutas dos trabalhadores legitimam e sustentam essa lógica perversa do capital.

Ricardo Antunes é um estudioso, mas também um forte militante pela diminuição da jornada de trabalho, e do tempo de vida no trabalho visando a democratização ao emprego, na contramão do desemprego.


Hora-extra, portanto, é um fator que contribui para o desemprego e a diminuição do acesso ao trabalho. Além de não resolver o problema dos baixos salários ainda agrava e aumenta os bolsões de desemprego e legitima os bolsões de riqueza. E isso também faz parte da lógica do capital.

Existem questões mais urgentes e amplas a serem discutidas assim como a Reforma Previdenciária e o fator previdenciário. E não podemos nos furtar a esse debate.

"Toda reforma previdenciária se diz que é pra combater privilégios. Ora, privilégios não são os trabalhadores que têm privilégios. Se querem combater privilégios tem os que ganham 30, 40 (mil por mês)..."


Até o serviço público está sob a égide da terceirização, o que fere o art. 37 da Constituição e descaracteriza a unidade dos trabalhadores em caso de greve e reivindicações de direitos. O que contribui para aumentar a exploração do trabalhador e diminuir o processo democrático.
"O Sindicato ele não é apenas um orgão para lutar por questões econômicas, por melhor condições de trabalho (...) ele também participa da vida na sociedade (...) e quando se tem o enfraquecimento do sindicato o maior problema é a exploração"... "É um problema social não é apenas legal"...

A CONCLAT aponta para uma nova organização de representação da classe trabalhadora, hoje não representada e à margem total de direitos e sujeita à super-exploração... É o caminho inverso à fragmentação e busca lutar pelos direitos de todos aqueles que vivem do trabalho visando o combate à precarização dos direitos e preservando a dignidade, e a implementação de uma central sindical que não legitime reformas que nos retire direitos históricos conquistados na luta, voltados para um trabalho que busque a não exploração mas a emancipação do trabalhador.

E só o sindicalismo independente e a contribuição voluntária é que fortalece e preserva os Sindicatos e as organizações dos trabalhadores desatrelando esses movimentos do Estado, à serviço da classe...
Denise Cristina Nogueira
(Fabi Cris na net)
Pedagoga e Professora de Educação infantil
na Prefeitura Municipal de Paulínia/SP.

Ex-sindicalista, também uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP e há 26 anos na luta.
Hoje há mais de dois meses sem o recebimento dos salários por ter usufruido do seu direito legal e constitucional à greve, reivindicando direitos básicos como: Data Base, vale transporte, reajuste salarial, sala de aula para exercer a profissão, e outros... Tendo sido esta a primeira greve do funcionalismo público que ousou combater a oligarquia representada pelo poder público na Cidade de Paulínia/SP, na figura do Prefeito José Pavan Júnior, que tem como parceira a Justiça Estadual da cidade, dentre outros, e que vem atacando forte e perversamente os trabalhadores e organização desses trabalhadores alvejando o Sindicato da categoria, que representa a primeira gestão que teve coragem para a organização e luta dos trabalhadores do Serviços Públicos de Paulínia.

Companheiros de luta...

Avançar sempre, desistir jamais...

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas,
mas jamais conseguirão deter a primavera inteira." Che Guevara

"Saudações a quem tem coragem!"

24.07.2011


3 comentários:

Jane disse...

Denise o que mais me intrigou nessa história toda, foram aqueles que ficaram em cima do muro ou quiseram deslegitimar a nossa causa. Como se naum fizéssemos parte da classe dos trabalhadores e sim de uma nova classe recentemente criada "servidor público!" que estamos a serviço do estado não podendo prejudicar o próprio estado. Complexo este debate!!!

Fabi Cris (Denise Criss) disse...

Janinha o debate é complexo sim... Por isso que chega uma hora que precisamos nos distanciar das consequências emocionais que estamos vivendo lá em Paulínia a fim de racionalizar o contexto, não é? Senão a gente se perde... E passa a acreditar que a luta não é válida e que só amargamos derrotas... O que não é real... O futuro dirá...

Os que ficam em cima do muro, na minha opinião, podem pertencer a dois grupos... Um deles o dos desinformados/alienados que só se ocupam da vidinha comum do dia a dia sem buscar um olhar mais amplo sobre a vida e a existência, nesse sentido não se encorajam a arriscar-se reagir sob o pretexto do medo e tals! Um outro grupo é o daqueles que optam por serem "pelegos" mesmo, sabem que estão do lado dos poderosos e querem usufruir das benesses dessa postura, e fazem de tudo para minar, descaracterizar a luta...

Nós tivemos que voltar porque a Lei "imparcial" da justiça paulinense (sic!) determinou...

No entanto como diz Nelson Marcellino, podemos vestir a camisa, mas sem que nos cole à pele... Os oligárquicos não me convencerão jamais que estávamos errados... O recuo é necessário, mas para tomar impulso apenas... não é?

O intuito do Prefeito é que nos sintamos derrotados... Fiquemos atentos!

ahhh e essa história de prejudicar o Estado... rsrsrs Conversa fiada de quem joga com a desinformação dos trabalhadores, viu? A responsabilidade sobre os serviços públicos é de quem administra, não de quem executa os serviços públicos... A responsabilidade sobre a greve é do Prefeito... Foi ele que recusou-se ao diálogo e ao acordo, foi ele quem levou o processo pra Brasília, é ele quem não cumpre com a data base, é ele quem paga apenas 28,00 de vale transporte e ainda desconta impostos sobre esse valor... e tudo o mais que sabemos, não é? Greve não é "esporte", é opção de luta necessária e dolorosa para se fazer ouvir...

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira." Che Guevara

Fato!!! A luta continua gata!
E vc precisa escrever mais no seu blog, viu?

"Fala Lola... Fala..." :D beijossssssss

Fabi Cris (Denise Criss) disse...

Janaina...

Nesse vídeo o R.Antunes fala sobre a segmentação e a fragmentação da classe trabalhadora que traz o que ele chama de "individualismo possessivo" que seduz o trabalhador a ser o "parceiro" da empresa como uma nova forma na relação trabalhador X patrão... que incide numa nova morfologia das lutas sociais, inclusive a de classe...
POR ISSO QUERER ATRIBUIR AO TRABALHADOR DO SERVIÇO PÚBLICO A RESPONSABILIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO... É um instrumento de pressão, um artifício do mundo capitalista...

Portanto aí de novo a constatação de que não há acasos nas lutas socias no mundo do trabalho capitalista, e nos traz uma leitura objetiva daqueles que não aderiram ao movimento, vestindo a camisa da prefeitura, que pelo jeito lhes cola à pele, né?? É uma opção... Consciente ou não é uma opção... rsrsrs

Vê aí... ;)

http://www.youtube.com/watch?v=87WqKH3Vkk0&feature=related

Bjsss